LINGUAGEM BÍBLICA E SÍMBOLOS PROFÉTICOS



As profecias da Bíblia foram escrita em símbolos, para que os perseguidores dos que a escreveram e a pregavam, não soubessem que a eles se referem vários textos de repreensão e reprovação da Bíblia e assim não a destruíssem. Como disse Jesus: "E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
(LUCAS 8:10).
A Bíblia possui classificações de seus livros, os quais variam suas formas de entendimento conforme cada classificação:

1º Livros Históricos: entende-se cerca de 90% como se lê e cerca de 10% diferente do que se lê.
2º Livros Poéticos: entende-se cerca de 85% como se lê e cerca de 15% diferente do que se lê.
3º Livros Proféticos: entende-se cerca de 5% como se lê e cerca de 95% diferente do que se lê.
4º Livros dos Evangelhos: entende-se cerca de 85% como se lê e cerca de 15% diferente do que se lê.
5º Livros Epístolas / Cartas: entende-se cerca de 90% como se lê e cerca de 10% diferente do que se lê.

Para saber quais livros bíblicos pertencem a cada classificação, leia o tema: A Bíblia SAGRADA neste blog.
Para facilitar sua compreensão dos símbolos, a seguir temos um quadro de conversão profética:

SÍMBOLO
SIGNIFICADO
REFERÊNCIA BÍBLICA
ÁGUA / MAR
POVOS, MULTIDÕES, NAÇÕES E LÍNGUAS
E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.
(APOCALÍPSE 17:15)
ANIMAL / BESTA
REI / REINO
Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis, que se levantarão da terra.
(DANIEL 7:17)
ANJO
MENSAGEIRO
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente
(DANIEL 12:3)
CALDA
FALSO PROFETA
O ancião e o homem de respeito é a cabeça; e o profeta que ensina a falsidade é a cauda.
(ISAÍAS 9:15)
CHIFRE
PODER, GOVERNO, REI, REINO
E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.
(APOCALÍPSE 17:12)
CORDEIRO
JESUS
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
(JOÃO 1:29)
DIA(S) / TEMPO(S)
ANO(S)
Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.
(NÚMEROS 14:34)
E, quando tiveres cumprido estes dias, tornar-te-ás a deitar sobre o teu lado direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá quarenta dias; um dia te dei para cada ano.
(EZEQUIEL 4:6)
Porque o rei do norte tornará, e porá em campo uma multidão maior do que a primeira, e ao fim dos tempos, isto é, de anos, virá à pressa com grande exército e com muitas riquezas.
(DANIEL 11:13)
DRAGÃO
SATANÁS / DIABO
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
(APOCALÍPSE 12:9)
ESTRELAS
ANJOS
E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
(APOCALÍPSE 12:4)
MULHER
IGREJA
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
(EFÉSIOS 5:23)
VENTOS
GUERRAS
Assim diz o SENHOR: Eis que levantarei um vento destruidor contra babilônia, e contra os que habitam no meio dos que se levantam contra mim.
(JEREMIAS 51:1)

"Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite."
(SALMOS 90:4) e "Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia." (II PEDRO 3:8) Estes textos não são símbolos proféticos, significam apenas a longevidade Divina, querem dizer que Deus não é limitado pelo tempo, como nós.
É importantíssimo nos dedicarmos ao estudo das profecias, pois conhecendo-as e observando o cumprimento delas no decorrer da história passada, presente e futura, percebemos Deus no controle do universo e assim temos a plena convicção de Ele não falha e portanto, podemos saber o que virá a acontecer no futuro e podemos nos preparar, sem isto, nos despreocupamos e nos corrompemos...
"Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado." (PROVÉRBIO 29:18).

 
REFERÊNCIAS
A Bíblia Sagrada. Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
DVD - O Grande Conflito - Pastor Luiz Gonçalves.

LEGENDAS
Textos bíblicos.
Texto bíblico onde Jesus fala.

8 comentários:

  1. SINAIS PROFETICOS: AQUECIMENTO GLOBA-CRISE HIDRICA–ADVERTÊNCIA DIVINA-E OUTROS SINAIS...
    (MC.12.10) Ainda não lestes esta Escritura: (GN.5.1) No dia em que Deus criou o Homem à sua semelhança; (GN.6.12) viu Deus a terra, e eis que estava corrompida, porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra: (IS.59.15) O Senhor viu isso, e desaprovou o não haver juízo; (EC.28.7) porque a corrupção e a morte estão a cair so9bre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor:
    (JR.6.14) Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz! Paz, quando não há paz; (RM.10.30) porquanto, desconhecendo a Justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram a que vem de Deus: (JB.19.37) Eles verão Aquele a quem traspassaram: (JR.50.37) Ai deles! Pois é chegado o dia do seu castigo, (JÓ.19.25) porque eu sei que o meu redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra:
    (RM.9.’) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (2SML.22.23) porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei:
    (IS.24.5) Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, violam os estatutos, e quebram a aliança eterna: (SL.82.5) Eles nada sabem nem entendem, vagueiam em trevas, vacilam todos os fundamentos da terra; (SL.78.22) porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação: (1CO.11.30) Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes, e não poucos os que dormem:
    (IS.19.21) Onde estão os vossos sábios? (LC.8.25) Onde está a vossa fé? (JR.14.22) Acaso, haverá entre os ídolos dos gentios, algum que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas de si mesmos? (MC.12.27) Laborais em grande erro: (LV.18.27/28) Não suceda que a terra vos vomite havendo vós a contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós; porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra que nela estavam antes de vós, e a terra se contaminou:
    (IS.55.11) Assim será a palavra que sair da minha boca: Não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para o que a designei: (NM.24.4) Palavra Daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prosta-se, porém, de olhos abertos:(EZ.12.11) Eu sou o vosso sinal:

    Arnaldo ou Israel

    ResponderExcluir
  2. Na plenitude da sabedoria está Deus. Temos as profecias que se cumprem não por estarem literalmente escritas, mas porque Deus conhecendo por antecipação os desígnios da humanidade, presciência divina, deixou avisado o que iria acontecer, está acontecendo e acontecerá.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com sua opinião irmão Clério. Mas o que acontece em demasia cotidianamente, é que o povo (a maioria), se esqueceram das profecias do Senhor e vivem correndo atrás de "Profetadas" - Eis que Deus manda... Eis que ele fala... etc.
    Grande parte da humanidade Cristã Evangélica, perdeu seu valor cometendo tal prática. Um "Golpe" dentro do Cristianismo.

    ResponderExcluir
  4. Profecia verdadeira.e a que sai da boca de Deus.a bíblia sagrada

    ResponderExcluir
  5. Profecia verdadeira.e a que sai da boca de Deus.a bíblia sagrada

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Vocês já sabem que uma recente descoberta comprova que a Bíblia é “totalmente” simbólica? Confiram esta verdade no blog:
    https://maiorsegredodahumanidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Extraordinário esse aplicativo: como explica com eficácia os acontecimentos bíblicos, gostei!!!

    ResponderExcluir