A VERDADE PRESENTE

Uma coisa precisa ficar bem esclarecida quando se estuda a Bíblia; em todo o tempo, Deus teve a Sua Verdade Presente. Mas o que significa isto? Simples! Neste blog já estudamos muito a cerca da Bíblia Sagrada, já entendemos e aceitamos que a Bíblia é a carta de amor de Deus para nós, já sabemos que por meio dela Deus se revela para a humanidade, já não temos dúvida de que grandes e preciosas lições podemos extrair de toda ela, contudo, algo ainda precisa ficar muito claro. Nem tudo o que está na Bíblia serve para todas as épocas, regiões, culturas e povos. Tudo serve para nos ensinar e nos conduzir a Jesus e à Vida Eterna, mas nem tudo é válido para praticar ainda hoje e houveram mensagens que foram direcionadas diretamente a um povo específico, de região e época específicas. Por exemplo:
Em nossos dias, vemos em todo o mundo, inundações e pessoas morrendo nos tsunamis e enchentes, mas construir uma "arca de Noé" (GÊNESIS 6:11-8:19) salvará as pessoas das tais, como salvou do dilúvio a Noé, sua família e todos os animais que com ele entraram na arca? É óbvio que não; a construção da arca era uma verdade presente para aquela época e ocasião, para que por meio dela, Deus preservasse a raça humana e também os animais e até mesmo os vegetais que Noé levou na arca para replantá-los depois.
Outro exemplo é o ritual de sacrifícios no santuário; todos aqueles cordeiros e outros animais oferecidos em sacrifício pelo perdão dos pecados de quem os cometeu, representavam a Jesus, que na época ainda não tinha vindo padecer pelos pecados da humanidade caída afim de oferecer-lhes o perdão dos mesmos, resgatando os pecadores das garras do mal "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (JOÃO 1:29). Entretanto em nossa época, Jesus já veio, já morreu e ressuscitou, já obteve a total vitória sobre o mal, o pecado e a morte; logo já não faz sentido continuar sacrificando animais, pois todo aquele simbolismo já se cumpriu em Jesus, tanto que ao morrer as cortinas que separavam o lugar Santo do lugar Santíssimo no templo rasgou-se (MATEUS 5:21), indicando que já acabou tal separação e tais rituais não teriam valor, até mesmo a arca da aliança foi arrebatada dali. Logo aquele cerimonial de sacrifícios do Santuário era uma verdade presente até o sacrifício de Jesus, atualmente já não é mais.
O mesmo se procede com vários outros assuntos bíblicos. Talvez você esteja se perguntando... se estas verdades já não são presentes atualmente, por que estudá-las? Por que permanecem na Bíblia? Uma razão para permanecerem na Bíblia e as estudarmos, já dissemos, servem para nos ensinar boas lições; outra razão é a de que são importantes para compreendermos outros temas e até mesmo temas profundos.
Todavia, precisamos ter cuidado neste assunto, pois existem ainda muitas verdades na Bíblia que continuam sendo válidas, sempre foram e permanecem sendo presentes, mas muitos que se consideram entendidos da Bíblia, dizem que tais verdades ainda presentes já não são válidas. Por isto é tão importante e necessário estudar a Bíblia diligentemente, mediante oração sincera, rogando de Deus o real discernimento da Sua Palavra.
Outros assuntos bíblicos, que continuam ainda hoje sendo verdade presente, mas que muitos dizem já não valer, estão relacionados com a Lei de Deus - principalmente a cerca do dia de descanso - profecias, dons espirituais e até mesmo nosso estilo de vida - nossa educação, nossa conduta moral e nossa saúde, incluindo até nossa alimentação - entre outros aspectos. Tais temas se fundem com verdades bíblicas que já não são presentes, mas que muitos, talvez por conveniência própria, julgam ainda ser.
Este blog, ao discorrer sobre as verdades bíblicas, procura ter o cuidado de deixar compreensível a(o) leitor(a) as que ainda são presentes e as que já não são; ao ler a Bíblia, procure ter o mesmo cuidado, para não confundir as coisas.

REFERÊNCIA
Bíblia Sagrada.

LEGENDA
Texto bíblico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário